sexta-feira, 20 de abril de 2012

Criação, obra de Deus - Planejamento do Encontro



Preparando o ambiente:

Este encontro, se possível, deve ser realizado em contato direto com a natureza, com um passeio em que o material didático do catequizando é dispensável neste dia.
Caso não seja possível realizar o passeio com eles e o encontro aconteça na sala de catequese, improvise algumas coisas que representem a natureza ( terra, água, flores, frutas, paisagens...) e, assim, poderá realizar o encontro de uma maneira descontraída, de modo que eles valorizem o dom da vida e a existência de todas as coisas que Deus criou.

Sugestão para o passeio: levar apenas alimentos naturais ( ex.: frutas, pão, suco...) aproveitando para incentivá-los a se alimentarem, o mínimo possível, com produtos artificiais, os quais contêm química, podendo ser prejudiciais à saúde.

Obs.: os alimentos devem ser partilhados após a conclusão do agir transformador. As brincadeiras ficarão para o final do encontro.

Motivação:

Pedir para que olhem ao redor para observar, por alguns minutos, a beleza da natureza!
Obs.: caso o encontro seja realizado em sala,poderá convidá-los a fechar os olhos e se lembrar, por alguns minutos, da beleza da natureza. Depois, poderão expressar seu amor e gratidão a Deus com algum canto de louvor.

Colocação do Tema:

Leitura bíblica: Gn 1-2,3

Sugestão: ilustrar em papel - cartão, cartolina ou outro similar, imagens da natureza representando cada dia da criação do mundo, e à medida em que a Palavra estiver sendo proclamada, dois catequizandos poderão ir desenrolando e deixando aparecer as imagens.

Atividades: Sugiro os seguintes links com atividades:

http://catequesekids.blogspot.com.br/2012/04/criacao-sugestao-de-atividades.html
http://vocacaocatequista.blogspot.com.br/2010/08/criacao-do-mundo.html

Agir transformador:

Ler para os catequizandos, o seguinte texto:

" Um homem sussurrou: Deus fale comigo. E um rouxinol começou a cantar. Mas o homem não ouviu. Então, o homem repetiu: Deus fale comigo! E um trovão ecoou nos céus. Mas o homem foi incapaz de ouvir. O homem olhou em volta e disse: Deus, deixe-me vê-lo. E um estrela brilhou no céu. Mas o homem não a notou. O homem começou a gritar: Deus, mostre-me um milagre. E uma criança nasceu. Mas o homem não sentiu o pulsar da vida. Então o homem começou a chorar e a se desesperar: Deus, toque-me e deixe-me sentir que você está comigo... E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro. O homem espantou a borboleta com a mãe e, desiludido, continuou o seu caminho triste. Sozinho e com medo. Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus estpa sempre aonde está a vida? Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para o milagre da vida que se apresenta diante de nós em todos os momentos?"

Dar alguns minutos para que comentem sobre o que ouviram.

Sugestão de perguntas para partilha:

- De todas as coisas que Deus criou, qual você mais admira?
- O que você deve fazer quando vê as coisas lindas que Deus criou?
- O que você vê neste lugar que lhe fazer lembrar-se de Deus?
- Quais os dons (qualidades) que você recebeu de Deus?
- De que maneira você colabora com a criação de Deus?
- Como é para você o rosto de Deus?
- O que a natureza transmite para você?
- O que você vê de mais bonito neste lugar?

   Também pode ser lembrada a Campanha da Fraternidade de 2011.

Oração Final: Oração da Campanha da Fraternidade 2011:
http://catequesekids.blogspot.com.br/2011/03/modelo-de-oracao-da-campanha-da.html


Fonte: Livro Iniciação na Fé - Eucaristia 2ª Etapa (Catequista). Pe. Paulo Haenraets. Editora Vozes.


3 comentários:

  1. gostei muito vai me ajudar muito na catequese

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site.
    Traz uma linguagem que toca nas crianças e fácil de trabalhar em sala.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!